JORNADAS 1
Jornadas Lyonesas no Brasil
VI Jornada Lyonesa no Brasil – Agosto 2014 – Curitiba/PR
Tema: A Patela
A VI Jornada Lyonesa no Brasil, presidida pelo Dr. Rogério Fuchs, foi um grande sucesso, tanto pelo número de inscritos quanto pelo alto nível cientifico da programação. O evento teve todas as vagas preenchidas e recebeu cerca de 450 participantes, no Hotel Four Points-Sheraton, em Curitiba, de 28 a 30 de agosto de 2014.
Tendo como tema central A Patela, a Jornada reuniu alguns dos principais nomes da Escola de Lyon, convidados de outras nacionalidades como a Dra. Elizabeth Arent (USA) e o Dr. Fernando Fonseca de Coimbra (Portugal) e especialistas brasileiros de grande renome para discutir o tema. Dr. David Dejour foi um dos destaques do encontro, onde apresentou aulas mostrando o conceito e a evolução da cirurgia do joelho na França e a linha de estudos que sempre orientou o grupo.
V Jornada Lyonesa no Brasil – Junho 2012 Ouro Preto/MG
Tema: Osteoartrose do Joelho
Na bucólica Ouro Preto (MG), foi realizada em 2012 a V Jornada Lyonesa no Brasil, evento que reuniu 250 participantes entre os dias 14 e 16 de junho, discutindo a Osteoartrose do Joelho. Da Europa vieram os mais renomados especialistas em cirurgia do joelho de Lyon – Dr. Pierre Chambat, Dr. David Dejour, Dr. Michel Bonnin, Dr. Roger Badet, Dr. Laurent Buisson e Dra. Bénédicte Quélard –, além do Dr. Jan Victor, da Bélgica.
A V Jornada Lyonesa teve como presidente o Dr. Marco Antonio Percope de Andrade, de Belo Horizonte/MG, que, assim como vários outros brasileiros, também passou por treinamento em Lyon.
IV Jornada Lyonesa no Brasil – Junho 2010 – Guarujá/SP
Tema: O Joelho e o Esporte – do ligamento à prótese
Em 2010, a IV Jornada Lyonesa foi realizada no Guarujá/SP sob a presidência do Dr. Guilherme Zuppi, reunindo um público expressivo de 540 participantes e tornando-se um dos eventos mais importantes do calendário da Cirurgia do Joelho no Brasil. A Jornada ocorreu entre os dias 24 e 26 de junho no Casa Grande Hotel Resort & Spa, com o tema “O Joelho e o Esporte – do ligamento à prótese”. O encontro trouxe ao Brasil 12 palestrantes internacionais, 11 da Escola de Lyon, na França, e o português Fernando Fonseca, de Coimbra, ex-aluno de Lyon e grande amigo dos cirurgiões brasileiros.
Com um nível científico excelente, elogiado por brasileiros e estrangeiros, a Jornada discutiu as lesões ligamentares, as instabilidades patelares e o joelho degenerativo no esporte. Em paralelo à Jornada, foi realizado o Curso de Fisioterapia dando ênfase à reabilitação do paciente, também um sucesso.
III Jornada Lyonesa no Brasil – Dezembro de 2007 – Itapema/SC
Tema: Joelho Degenerativo
A III Jornada Lyonesa no Brasil ocorreu em Itapema-SC, entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2007, presidida pelo Dr. Mohty Domit Filho, de Curitiba-PR, também um dos primeiros alunos de Lyon. Contou com a presença de palestrantes franceses e nacionais. Entre os mestres da Escola Lyonesa, estavam presentes Dr. Pierre Chambat, Dr. Philippe Neyret, Dr. David Dejour, Dr. Michel Bonnin e Dr. Roger Badet. Foi nessa Jornada que teve início a chancela da SBCJ, então presidida pelo Dr. Rogério Fuchs.
II Jornada Lyonesa no Brasil – Agosto de 2004 – Fortaleza/CE
Tema: O Joelho do Esportista
A II Jornada foi levada para o Nordeste, em Fortaleza, entre 5 e 7 de agosto, tendo como presidente o Dr. Agripino Magalhães, e o apoio na organização dos colegas locais Dr. Ângelo Luz e Dr. Sá Júnior, e ainda com aqueles que já haviam colaborado na organização do evento anterior. Nessa Jornada, organizou-se paralelamente um evento focado na Fisioterapia do joelho e dirigido aos profissionais da área sob a tutela do fisioterapeuta Olivier Rachet apoiado por fisioterapeutas que também haviam se especializado em Lyon e Hauteville, como Ft. Viviane Frasson e Ft. Alessandra Galvão, dirigido aos profissionais da área. De Lyon, marcaram presença Dr. Pierre Chambat, Dr. Philippe Neyret, Dr. David Dejour e Dr. Roger Badet.
I Jornada Lyonesa no Brasil – Agosto 2000 – Porto Alegre/RS
Tema: Joelho Degenerativo e Ombro
A I Jornada no Brasil foi uma iniciativa do Dr. João Fernando Pozzi e do Dr. Pierre Chambat, na época presidente da Association Lyonnaise de Reparation Motrice. Foi realizada em Porto Alegre nos dias 04 e 05 de agosto de 2000, tendo como presidente o Dr. João Fernando Pozzi, com o apoio dos colegas Dr. Guilherme Zuppi, Dr. Rogério Fuchs, Dr. Roberto Dorea (Salvador) e Dr. Ernane Fonseca (Belo Horizonte). A presença de profissionais interessados foi expressiva, contando com 450 inscritos.